News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Friday, 03 de May de 2024
Home » História » Um dos fundadores do EDA tem suas cinzas lançadas sobre o hangar

Um dos fundadores do EDA tem suas cinzas lançadas sobre o hangar

Diversos
Por

 

lancamento_c

Um dos pilotos que fundaram a Esquadrilha da Fumaça nos anos 50, o Tenente-Coronel Cândido Martins da Rosa, falecido em 2013, recebeu uma homenagem na manhã no dia 16 de maio, final de semana no qual ocorreu o “Encontro de Gerações de Fumaceiros 2015”. A filha do piloto, Sandra Martins da Rosa, e a equipe do EDA participaram do ato de lançamento das cinzas do piloto sobre o hangar da Fumaça.

lancamento_b

Muito emocionada, Sandra Martins da Rosa ressaltou que pensou em realizar a homenagem já que seu pai tinha verdadeira paixão por voar. “Um piloto que amava a aviação e começou a voar desde seus 18 anos de idade não poderia ser enterrado. Por isso, tive a ideia de lançar suas cinzas sobre o hangar da Esquadrilha da Fumaça que foi a instituição que ele mais amou trabalhar e que admirou tanto até nos deixar”.

EDA_0305

O Tenente-Coronel Cândido Martins da Rosa faleceu no dia 28 de setembro de 2013 em São José dos Campos (SP). Ele foi integrante do grupo de quatro aviadores que, em suas horas de folga, dedicava seu tempo à acrobacia aérea para incutir confiança aos Cadetes na antiga Escola de Aeronáutica (E.Aer.), no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.

EDA_0312

Além dele, a primeira equipe era composta também pelos seguintes pilotos: o Comandante Mário Sobrinho Domenech, Paulo Cezar Rosa e Haroldo Ribeiro Fraga. Natural de Santo Angelo (RS), o Tenente-Coronel Martins da Rosa ingressou na Força Aérea Brasileira em 1947 e fez parte da Fumaça durante os anos de 1952 a 1954, tendo sido Ala Direita (nº 2) e Ferrolho (nº 4).

candido_presente_futuro

EDA_0327

FONTE : Esquadrão de Demostração Aérea

Fonte | Fotos: operacional