News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Saturday, 04 de May de 2024
Home » Internacional » Japão condena manobras militares da Coreia do Sul

Japão condena manobras militares da Coreia do Sul

Diversos
Por

South+Korea+Hold+Combined+Exercise+iQYzxehSk-zl

O Governo do Japão condenou nesta sexta-feira as manobras militares feitas pela Coreia do Sul, com fogo real, nas ilhas Takeshima (Dokdo, em coreano), cuja soberania é disputada por Tóquio e Seul.

Estes exercícios são lamentáveis, a postura do Japão é que Takeshima é nosso território e por isso não podemos tolerá-los, disse hoje em declarações divulgadas pela emissora pública NHK o ministro das Relações Exteriores japonês, Fumio Kishida, após o início das manobras.

Japan-South Korea Dispute1

O Governo de Seul comunicou a Tóquio no último dia 11 que realizaria os exercícios em uma zona marítima ao sudoeste do arquipélago disputado, uma porção que também é reivindicada pelo Japão como parte de seus mares territoriais.

A Marinha e a Guarda Costeira sul-coreana realizaram nos últimos anos vários exercícios perto das ilhotas, administradas de facto por Seul, mas nunca com a utilização de fogo real.

120621-N-EY938-681

Ontem, o ministro porta-voz do Japão, Yoshihide Suga, pediu às autoridades do país vizinho que cancelassem as manobras, uma solicitação que foi desprezada hoje pelo Ministério da Defesa sul-coreano.

Os exercícios militares para a defesa da República de Coreia (nome oficial da Coreia do Sul) não estão sujeitos a nenhuma reivindicação ou interferência externa, por isso as manobras já estão sendo realizadas conforme o previsto, explicou Wi Yong Seop, porta-voz do Ministério da Defesa, em entrevista à agência japonesa de notícias Kyodo.

Wi Yong Seop também insistiu que são manobras ordinárias com fogo real e que as reivindicações territoriais japonesas não têm base.

Clanfs RNCS

As duas ilhotas e 35 rochedos que compõem os Rochedos de Liancourt (nome geográfico de Takeshima/Dokdo) estão no Mar do Japão, em um ponto intermediário a pouco mais de 200 quilômetros da ilha principal do arquipélago japonês e da península coreana.

O território total do conjunto de ilhotas e rochedos é de apenas 0,2 quilômetros quadrados e dois idosos sul-coreanos são os únicos habitantes do arquipélago. Os dois são protegidos por um destacamento da Guarda Costeira destinado ali por Seul desde 1954.

RNCS Marinha

A disputa diplomática entre a Coreia do Sul e o Japão se agravou em 2012 por causa da visita, sem precedentes, feita pelo então presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, às ilhas.

FONTE : Terra

Fonte | Fotos: operacional