News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Monday, 29 de April de 2024
Home » Marinha » Cerimônia marca o recebimento das 2 aeronaves SH-16 “Seahawk” em US Palm Beach

Cerimônia marca o recebimento das 2 aeronaves SH-16 “Seahawk” em US Palm Beach

Marinha
Por

Esq HS-1  (78)

Uma cerimônia de recebimento dos Helicópteros S-70B da Marinha do Brasil (MB) foi realizada no dia 27 de julho, na empresa Sikorsky Aircraft Corporation, na cidade Norte-Americana de West Palm Beach. As duas aeronaves (designadas na MB como SH-16) pertencem ao segundo lote das seis adquiridas pela Marinha para repor os antigos SH-3 A/B e, além da capacidade antissubmarino, podem atuar em ações antissuperfície.

O Programa contou com a participação do Foreign Military Sales (FMS), órgão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos responsável por intermediar compras de equipamentos militares. Ainda está prevista até 2019 a entrega de um simulador de voo e de missão, que trará uma contribuição significativa ao adestramento, economia e à segurança de voo.

Assinatura da transferência das aeronaves para a Marinha do Brasil

Estiveram presentes à cerimônia o Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo; o Adido Naval nos Estados Unidos da América e Canadá, Contra-Almirante José Roberto Bueno Junior; o Vice-Presidente da Empresa Sikorsky, Bob Kokorda; o Gerente do Programa PMA-299, Capitão-de-Mar-e-Guerra (US Navy) Craig D. Grubb; e o Encarregado do Grupo de Fiscalização e Recebimento, Capitão-de-Mar-e-Guerra Gunther Otto Diehl Junior.

O recebimento destas duas aeronaves, acrescidas às quatro que já estão em operação, ampliará a capacidade de realizar tarefas de detecção, localização, acompanhamento, identificação e ataque a alvos de superfície e submarinos, além de ações de busca e salvamento e reforçará a presença da MB em toda a “Amazônia Azul”.

Esq HS-1  (86)

Nota da Redação : No próximo dia 10 de agosto, um cargueiro C-17 Globemaster III da Força Aérea Norte-Americana virá ao Brasil trazendo à bordo os dois helicópteros destinados à Marinha do Brasil. Os aparelhos serão desembarcado no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, onde chegarão desmontadas para um maior aproveitamento do espaço interno da aeronave e logo que todo o tramite alfandegário seja feito pela Receita Federal, elas serão montada no próprio aeroporto de Cabo Frio. Após estarem aptas a voarem, as aeronaves serão abastecidas e seguirão para a Base Aérea de São Pedro da Aldeia, onde serão entregues ao Comandante do Esquadrão HS-1, o Capitão-de-Fragata Marcelo Velloso .

Fonte | Fotos: ccsm