News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Sunday, 05 de May de 2024
Home » Marinha » Corveta “Barroso” receberá Ordem do Mérito da Defesa alusiva ao resgate dos migrantes

Corveta “Barroso” receberá Ordem do Mérito da Defesa alusiva ao resgate dos migrantes

Marinha
Por

Corveta “Barroso”

O navio da Marinha do Brasil que resgatou 220 migrantes no Mar Mediterrâneo receberá a Ordem do Mérito da Defesa. O decreto que concede a comenda à Corveta “Barroso” foi publicado ontem, dia 10 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU). Na mesma edição consta que o comandante do navio, Capitão-de-Fragata Alexandre Amendoeira Nunes, será condecorado no Grau Cavaleiro.

No dia 4 de setembro, a Corveta encontrava-se navegando a 170 milhas da terra mais próxima, Sicília, Itália, com destino a Beirute (Líbano), quando recebeu um comunicado do Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) italiano, por meio do sistema automático de comunicações do serviço internacional de Busca e Salvamento, informando sobre uma embarcação com risco de afundar com cerca de 400 migrantes, com destino à Europa.

Alguns migrantes estavam muito debilitados e receberam atendimento

O Comandante da Marinha do Brasil prontamente autorizou a prestação do apoio. A “Barroso” chegou ao local informado, a cerca de 150 milhas da terra mais próxima, Peloponeso, Grécia, após uma hora de navegação e resgatou 220 pessoas, alguns muito debilitados. No grupo estavam 94 mulheres, 37 crianças e quatro bebês de colo.

De projeto e fabricação nacionais, a Corveta tem 103,5 m de comprimento e 2.400 toneladas (a plena carga), com autonomia para permanecer por 30 dias em missão. Sua velocidade nominal máxima, com turbina a gás, é de 30 nós, e seu raio de ação, com velocidade de 12 nós, é de 4.000 milhas (ou 7.200 km).

Fonte | Fotos: ccsm