News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 16 de April de 2024
Home » Marinha » Oficial-Aluno do CAAVO recebe Citação por Mérito Excepcional

Oficial-Aluno do CAAVO recebe Citação por Mérito Excepcional

Marinha
Por

aquino01

No dia 10 de fevereiro, às 16h, no Auditório do Comando da Força Aeronaval, foi realizada a Leitura da Citação por Mérito Excepcional do 1ºT (FN) RAFAEL DE AQUINO HERNANDES. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Carlos Alberto Matias e contou com a presença dos Comandantes das Organizações Militares subordinadas, além de Oficiais Aviadores Navais do Complexo Aeronaval.

A citação, concedida pelo Comandante da Marinha, reconhece a “extraordinária competência profissional-militar sob condição adversa de voo, por ocasião do acidente aeronáutico ocorrido com aeronave T-27 da Força Aérea Brasileira (FAB)”. Em 10 de novembro de 2013, o Tenente AQUINO – aluno do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO) – participava de uma passagem baixa no evento “Portões Abertos”, realizado na Base Aérea de Salvador, na aeronave pilotada pelo Capitão-de-Corveta (FN) MARCOS ALESSANDRO FERREIRA SELL.

aquino02

Na ocasião, o Tucano veio a colidir com uma ave, deixando inconsciente o Piloto em Comando. Diante da situação inesperada, o oficial, mesmo não exercendo função a bordo, assumiu o controle da aeronave e a conduziu até o pouso seguro, preservando a integridade física da tripulação, do equipamento e das pessoas e instalações que se encontravam em solo.

De acordo com a citação concedida, a “grandeza do ato praticado, enalteceu a elevada vocação operativa dos “Homens do Mar, no Ar” junto à Marinha do Brasil, à FAB e ao próprio Brasil.

FONTE : Força Aeronaval

Fonte | Fotos: operacional