News

Segundo Condor Day leva experiência não letal a Canoas (RS)

Mostra BID Brasil 2024 já tem mais de 80% dos espaços vendidos

FAB realiza corrida de conscientização do Autismo e da Síndrome de Down

Instituto Tecnológico de Aeronáutica promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Comando Logístico apoia prontidão da Força na Amazônia

DATEN investe no setor de segurança e defesa

FAB celebra o Dia da Aviação de Caça

Friday, 03 de May de 2024
Home » Ministério da Defesa » Esquadrilha da fumaça volta a se apresentar no desfile de 7 de Setembro

Esquadrilha da fumaça volta a se apresentar no desfile de 7 de Setembro

Ministério da Defesa
Por

Esquadrilha da Fumaça está confirmada para o desfile de 7 de setembro

O público que vai acompanhar o desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF), terá algumas novidades este ano. A tradicional Esquadrilha da Fumaça está confirmada para colorir o céu da capital federal com suas manobras. As sete aeronaves Super Tucano vão realizar apresentação completa na segunda-feira de feriado durante a formatura cívico-militar.

No ano passado, a ausência das acrobacias da Fumaça foi sentida pelos presentes. Na ocasião, houve apenas sobrevoo. Os aviões utilizados para as exibições estavam sendo substituídos dos Tucano T-27 para os Super Tucano A-29. Os pilotos precisaram passar por treinamento neste ínterim.

Os novos veículos aéreos continuarão com as cores da Bandeira do Brasil. No entanto, a pintura recebeu tonalidades mais fortes, que poderá ser conferida no feriado. A ideia da coloração é sempre ressaltar o patriotismo do público e o alto grau tecnológico da indústria do país.

Carinhosamente chamada de “Fumaça”, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) é responsável pela divulgação da Aeronáutica nos mais diferentes rincões brasileiros e no exterior. Tem como missão principal expandir a notoriedade da Força. Foi criada oficialmente em 1952 e já contabiliza mais de 3,5 mil demonstrações realizadas no Brasil e demais países.

_MG_0238

Detalhes da formatura

A Força Aérea Brasileira (FAB) participará do desfile com outras aeronaves, além dos Super Tucano. Serão vistos do alto aviões que atuam na defesa do espaço aéreo, como o KC-130 Hércules e os caças F-5M e A-1.

Haverá, também, grupamentos terrestres representando os mais de 70 mil militares da instituição. As apresentações ficarão a cargo da Banda de Música da Base Aérea de Brasília e dos pelotões do Estado-Maior, guarda-bandeira e bandeiras históricas; de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP); de aeronavegantes; e do Cerimonial Santos Dumont.

A Aeronáutica trará, ainda, o grupamento feminino, composto por oficiais e graduadas. Atualmente, a FAB conta com cerca de 9,5 mil mulheres – maior efetivo das três Forças Armadas. O ingresso do quadro feminino foi feito há mais de 30 anos. Hoje, as mulheres desempenham funções na linha de frente, como, por exemplo, sendo aviadoras.

[vsw id=”lSShyaXxGEk” source=”youtube” width=”560″ height=”390″ autoplay=”no”]

Sobre a instituição

A FAB é a mais jovem das Forças Armadas, criada formalmente em 1941. Naquele ano, os ramos aéreos do Exército e da Marinha foram extintos e todo o pessoal, aeronaves, instalações e demais equipamentos transferidos para a Aeronáutica. Sua missão é manter a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da pátria.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa