News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Mercado & Indústria » IACIT E FAB assinam contrato para aquisição de cinco Radares Meteorológicos RMT 0200

IACIT E FAB assinam contrato para aquisição de cinco Radares Meteorológicos RMT 0200

Mercado & Indústria

Rede de radares contribuirá para aumentar a segurança e a eficiência do tráfego aéreo em todo o território nacional; assinatura ocorreu durante a Airspace World, em Genebra

Da esq., Eliana Teixeira, diretora de RH da IACIT; Major Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto, vice-diretor do DECEA; Tenente-Brigadeiro do Ar Alcide Barbacovi, segurando uma maquete do Radar RMT 0200; Luiz Teixeira, presidente da IACIT; diretor de Marketing e Vendas da IACIT, Gustavo de Castro Hissi, diretor de Marketing e Vendas da IACIT, e o presidente do CISCEA, Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski

A empresa estratégica de defesa IACIT Soluções Tecnológicas e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram nesta quarta-feira (8), na Suíça, um contrato para fornecimento de cinco Radares Meteorológicos RMT 0200 Banda S de Dupla Polarização em Estado Sólido. A rede de radares ampliará a cobertura meteorológica do espaço aéreo brasileiro e contribuirá com a segurança e a eficiência dos voos no território nacional.

A cerimônia de assinatura ocorreu durante a Airspace World 2023, que começou nesta quarta-feira e segue até sexta-feira (10), em Genebra.

O documento foi assinado pelo presidente da CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, e pelo presidente da IACIT, Luiz Carlos Paiva Teixeira. O diretor-geral do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, acompanhou a cerimônia.

Combinando tecnologias em estado da arte, o RMT 0200 é capaz de fornecer informações sobre a localização e apoiar o monitoramento de fenômenos meteorológicos a longas distâncias, em tempo real (nowcasting). Ele fornece dados minuciosos sobre formação e características dos eventos atmosféricos, sendo capaz de classificá-los de acordo com sua natureza e severidade, informações cruciais para a segurança e gestão do tráfego aéreo.

O radar fabricado pela IACIT é o único radar meteorológico Banda S de Dupla Polarização em Estado Sólido desenvolvido e fabricado no Brasil, e foi classificado como PED (Produto Estratégico de Defesa) pelo Ministério da Defesa do Brasil, em 2019.

Os radares adquiridos pelo DECEA farão parte de uma rede de monitoramento do espaço aéreo brasileiro. Eles serão integrados ao sistema WEBRADAR, utilizado pelo Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), para a análise de dados, supervisão e operação de radares meteorológicos e apoio a operações de prestação de serviços de meteorologia aeronáutica como o VOLMET.

O presidente da CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, e pelo presidente da IACIT, Luiz Carlos Paiva Teixeira

A implantação da rede de Radares Meteorológicos atende ao planejamento da CISCEA, órgão responsável pelo planejamento e implantação dos ativos de vigilância e controle do espaço aéreo em todo o Brasil.

Para o presidente da IACIT, este contrato com a FAB ratifica a eficiência e a confiabilidade das soluções desenvolvidas pela empresa, que em maio próximo completa 37 anos de atividades.

“O fornecimento desses cinco radares RMT 0200 reforça nossa parceria com a Força Aérea Brasileira, em especial com o DECEA, visando o contínuo desenvolvimento, implantação e aprimoramento de meios que contribuam para uma maior consciência situacional e eficiência do gerenciamento do espaço aéreo brasileiro”, disse Luiz Teixeira.

SOBRE A IACIT

A IACIT é uma empresa brasileira, fundada em 1986, com sede em São José dos Campos (SP). A empresa possui capacitação tecnológica para o desenvolvimento de produtos e sistemas aplicados ao Auxílio do Controle e do Tráfego Aéreo e Marítimo; Defesa e Segurança Pública; Fábrica de Software; Meteorologia; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Telemetria. Certificada como EED (Empresa Estratégica de Defesa) pelo Ministério da Defesa do Brasil, a IACIT deposita seu conhecimento técnico e o desenvolvimento tecnológico em produtos e sistemas de alta tecnologia, no mais puro estado da arte.

Fonte | Fotos: