• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Exército

Exército aprova desempenho da versão modernizada dos helicópteros Pantera

Por Anderson Gabino      |     04/09/2014 às 20:21

Super Pantera4

O Exército Brasileiro aprovou na última semana de agosto a continuidade do programa de modernização, pela Helibras, dos 34 helicópteros modelo AS 365 K – Pantera, operados pela Aviação do Exército (AvEx).

Para a instituição, os resultados obtidos durante a avaliação técnico-operacional realizada com a primeira unidade do helicóptero que passou pela modernização foram determinantes para a sequência do projeto, em cumprimento ao exigido em contrato. Após este processo, os helicópteros Pantera da AvEx terão a nova designação AS 365 K2-Super Pantera.

Super Pantera5

Com 98% de disponibilidade, a aeronave voou 220 horas na fase de avaliação em 12 cidades brasileiras para a realização de cerca de 150 missões diferentes, inclusive cumprindo missão real.

“Nessas atividades o Exército pôde comprovar os ganhos operacionais do K2 em relação à versão anterior, como menor carga de trabalho, diminuição do tempo de translado, maior autonomia e aumento da segurança para as tripulações”, afirmou Marco Wagner, gerente do programa de modernização dos Pantera na Helibras.

Super Pantera

Ainda nesta aprovação, o Exército ressaltou a necessidade de contar com as aeronaves modernizadas em menor prazo e, por isso, a Helibras vai antecipar as próximas entregas e o prazo final do programa. Na previsão inicial, o término das modernizações aconteceria em 2021, sendo duas unidades entregues neste ano, quatro em 2015 e mais seis por ano até completar as 34.

A versão K2, que incorpora todas as evoluções, faz do Pantera o primeiro helicóptero totalmente certificado no Brasil pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e representa um marco para a Helibras, pois a versão foi desenvolvida integralmente  no país.

Super Pantera6

O processo de modernização envolveu o aperfeiçoamento do design preliminar e detalhado da aeronave, executado pelos engenheiros brasileiros agregando ainda o domínio de importantes tecnologias e possibilidades para o desenvolvimento de novos projetos, através do Centro de Engenharia da empresa.

Além disso, cumprindo exigência contratual, a maior parte dos novos equipamentos e sistemas instalados no helicóptero modernizado possui suporte de empresas no território nacional.

Pantera K2

Assinado em 2009, o contrato de modernização de 34 helicópteros AS365K-Pantera da Aviação do Exército, no valor de R$ 347 milhões, incluía a instalação de novos motores, com maior potência, novos aviônicos, sistemas de radiocomunicação e a habilitação para voo noturno (NVG), pois os Pantera eram os últimos helicópteros da AvEx que ainda não contavam com essa capacidade.

Após este processo, as aeronaves transformaram-se em equipamentos de última geração, com pelo menos mais 25 anos de vida útil.

No amazonas_ Dmavex

FONTE : CCE

, , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.