News

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Quartéis em todo o Brasil levam apoio ao Rio Grande do Sul

Marinha envia mais um navio com suprimentos para o RS

Colégio Militar e CPOR de São Paulo arrecadam 10 toneladas de donativos para o RS

Friday, 10 de May de 2024
Home » Marinha » Seminário debate Geopolítica do Petróleo na Escola de Guerra Naval

Seminário debate Geopolítica do Petróleo na Escola de Guerra Naval

Marinha
Por

Audiência atenta ao seminário no Auditório Tamandaré

Foi realizado, no Auditório Tamandaré, o V Seminário de Geopolítica do Petróleo da Escola de Guerra Naval. O evento ocorrido em março, foi organizado pelo Laboratório de Simulações e Cenários do Centro de Estudos Político-Estratégicos. Parte do currículo da disciplina de Geopolítica dos Cursos de Política e Estratégia Marítimas e de Estado-Maior para Oficiais Superiores, o Seminário objetivou apresentar e debater a conjuntura, desafios e perspectivas para a indústria do petróleo no Brasil e no Mundo.

O evento foi dividido em três partes. Na primeira, o Engenheiro da Petrobras, Elie Abadie, fez uma retrospectiva sobre a importância do petróleo na matriz energética mundial e brasileira, bem como uma síntese sobre os principais investimentos da empresa, visando o aumento da produção e da capacidade de processamento de petróleo no Brasil. Na segunda parte, a Professora, integrante da empresa Deloitte e colaboradora no mestrado em Estudos Marítimos, Fernanda Delgado, apresentou as vulnerabilidades dos países exportadores de petróleo. A última parte foi reservada para os debates.

Além dos oficiais-alunos dos dois cursos, estiveram presentes ao Seminário mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), instrutores, pesquisadores e Oficiais da Tripulação.

Fonte | Fotos: ccsm