• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Marinha

Seminário debate Geopolítica do Petróleo na Escola de Guerra Naval

Por   

Audiência atenta ao seminário no Auditório Tamandaré

Foi realizado, no Auditório Tamandaré, o V Seminário de Geopolítica do Petróleo da Escola de Guerra Naval. O evento ocorrido em março, foi organizado pelo Laboratório de Simulações e Cenários do Centro de Estudos Político-Estratégicos. Parte do currículo da disciplina de Geopolítica dos Cursos de Política e Estratégia Marítimas e de Estado-Maior para Oficiais Superiores, o Seminário objetivou apresentar e debater a conjuntura, desafios e perspectivas para a indústria do petróleo no Brasil e no Mundo.

O evento foi dividido em três partes. Na primeira, o Engenheiro da Petrobras, Elie Abadie, fez uma retrospectiva sobre a importância do petróleo na matriz energética mundial e brasileira, bem como uma síntese sobre os principais investimentos da empresa, visando o aumento da produção e da capacidade de processamento de petróleo no Brasil. Na segunda parte, a Professora, integrante da empresa Deloitte e colaboradora no mestrado em Estudos Marítimos, Fernanda Delgado, apresentou as vulnerabilidades dos países exportadores de petróleo. A última parte foi reservada para os debates.

Além dos oficiais-alunos dos dois cursos, estiveram presentes ao Seminário mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), instrutores, pesquisadores e Oficiais da Tripulação.

, , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

Campeonato de salto do Exército Brasileiro

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.