News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 26 de April de 2024
Home » Ministério da Defesa » Jaques Wagner terá reunião bilateral com ministro da Defesa da França

Jaques Wagner terá reunião bilateral com ministro da Defesa da França

Ministério da Defesa
Por

Jaques Wagner conhece instalações da DCNS, estatal francesa que é parceira do Brasil no PROSUB

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, participará de reunião bilateral com o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Drian, nesta quarta-feira (13/05), quando serão tratados temas de interesse dos dois países. O encontro faz parte da segunda etapa da viagem oficial que o ministro Jaques Wagner realiza à Europa.

O ministro brasileiro iniciou a agenda desta segunda-feira (11) com uma visita à DCNS – grupo industrial francês especializado em defesa naval e energia – em Cherbourg, no norte da França. A estatal é parceira da Marinha do Brasil no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), com foco na transferência de tecnologia e no treinamento de profissionais brasileiros.

Wagner foi recebido pelo diretor-executivo da empresa, Hervé Guillou, e conheceu as instalações industriais onde parte importante do programa estratégico brasileiro encontra-se em curso. O ministro esteve reunido com as equipes brasileiras que participam do Prosub e que estão sendo treinadas pela DCNS dentro daquilo que estabelece o contrato.

A parceria entre a DCNS e a Marinha do Brasil prevê projeto, produção e transferência de tecnologia para quatro submarinos convencionais da classe Scorpène, e o apoio no projeto para a parte não-nuclear do primeiro submarino brasileiro movido a propulsão nuclear. O acordo de parceria estratégica inclui também o apoio para a construção de base naval e estaleiro, para produção e manutenção dos submarinos, em Itaguaí (RJ). Na visita, o executivo francês reiterou o compromisso da DCNS neste projeto de longo prazo. Segundo ele, o programa de submarinos confirma a habilidade da estatal em implementar parcerias inovadoras de apoio aos clientes internacionais e com incentivo à transferência de tecnologia.

Jaques Wagner chegou a Paris após um périplo pela Itália e Rússia. Em solo italiano, o ministro depositou flores no monumento aos mortos da Segunda Guerra Mundial. Já em Moscou, representando a presidenta Dilma Rousseff, ele assistiu ao desfile militar em comemoração aos 70 anos do fim do nazi-fascismo.

Durante o período em que permanecer na França, Jaques Wagner também visitará a Thales Alenia Space (TAS), parceira do Brasil no desenvolvimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), além da Airbus Defence e de agendas com executivos de empresas do setor. No encerramento da viagem oficial, o ministro Jaques Wagner e o colega Jean-Yves Le Drian trocarão opiniões sobre o incremento da parceria Brasil-França.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa