News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Galeria » Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

Galeria
Por

_MG_0948

Comemora-se no mês de outubro o dia do Aviador e como de praxe, a Força Aérea Brasileira organiza diversos eventos a fim de que a população conheça com mais detalhes os meios por ela empregados e possa interagir com os militares. Tais eventos são denominados Portões Abertos e são realizados nas mais diversas organizações militares pertencentes ao Comando da Aeronáutica. Sendo uma das mais importantes dessas organizações, por questões geográficas e econômicas, a base aérea de Santa Cruz, berço da aviação de caça, realizou no dia 1 de novembro seu segundo evento “Portões Abertos”.

Sendo um dia festivo, a alegria tomou conta do espaço e de quem se fez presente para assistir ao espetáculo no céu e na terra, onde diversos shows foram realizados. Às 9:00hs os portões da base foram abertos e, assim, a população teve acesso a área destinada ao público em geral. No evento de domingo o público presente teve o privilégio de acompanhar os caças F-5M, pertencentes ao 1º GAvCa e A-1M do 1º/16º GAv (Esquadrão Adelphi), a equipe de salto livre “Falcões”, lançada por um Bandeirante C-95BM, pertencente ao 3º ETA (Esquadrão Pioneiro). Também estiveram presentes um H-34 Super Puma do Esquadrão Puma, a Esquadrilha Céu e as aeronaves T-6 Texan e Decatlhon, comandados pelo piloto Tike Bazaia e Beto Bazaia.

Grande surpresa foi a chegada da aeronave A-29A Super Tucano, pertencente ao Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido mundialmente como Esquadrilha da Fumaça. A exposição estática ficou a cargo de um C-105 Amazonas, onde o público pode visitar seu interior, além das tradicionais aeronaves F-5M e A-1M, expostas dentro do lendário hangar do Zeppelin. O público também pode tirar fotos com o verdadeiro espírito de um caçador, com direito a macacão de voo e capacete. Tendo o objetivo de demonstrar o trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira, além de comemorar o dia do Aviador, o evento atingiu um excelente resultado, demonstrado claramente na animação e na quantidade do público presente.

FOTOS & TEXTO: Anderson Gabino e Bruno Magalhães

 

Fonte | Fotos: operacional