News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Exército » Comando Militar do Leste celebra o dia da Cavalaria

Comando Militar do Leste celebra o dia da Cavalaria

Exército

No dia de hoje (17), o Comando Militar do Leste celebrou o dia da Cavalaria. A formatura ocorreu no Campo de Parada General Zenóbio da Costa, foi presidida pelo Gen Ex Julio Cesar Arruda, comandante do CML, e contou com a presença do Gen Div Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva, comandante da 1° Região Militar.

A chuva forte que caiu sobre o Rio de Janeiro não impediu que o 2° Regimento de Cavalaria de Guarda, o 15° Regimento de Cavalaria Mecanizado, a Escola de Equitação do Exército e o 1º Esquadrão de Cavalaria Paraquedista realizassem suas demonstrações operacionais para o público presente.

Um dos grandes destaques do evento foi a exposição histórica realizada pela equipe do 2° Regimento de Cavalaria de Guarda. Os visitantes podiam percorrer a alameda principal da unidade e conhecer a história da cavalaria brasileira, desde a Guerra do Paraguai até os dias atuais. No bivaque que representava a Guerra do Paraguai, itens originais estavam expostos e os militares caracterizados no conduziam a uma viagem no tempo. Na área destinada a Segunda Guerra Mundial, as viaturas do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ) compunham o cenário desta valorosa página de nossa história militar.

A empresa SIATT, de São José dos Campos, estava presente no evento, apresentando o Míssil Antinavio Nacional de Superfície MANSUP e o Míssil Superfície-Superfície, Anticarro (MSS 1.2 AC). Já a empresa Ares, apresentou a suíte de treinamento Starmax que possibilita às unidades que já possuem o sistema REMAX, ampliar a capacitação dos operadores, através da simulação de treinamentos reais. Expostos no evento os recursos mais modernos da cavalaria mecanizada na atualidade: uma versão do Guarani com o Reparo de Metralhadora Automatizada X (REMAX), uma versão do Guarani UT30BR (Unmanned Turret 30mm Brazil) e a  viatura IVECO LINCE, recentemente empregada pelo 15° R C Mec (ES) nas ações da intervenção federal.

Haverá sempre uma cavalaria!

Fonte | Fotos: Revista Operacional | Rafael Sayão