News

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Exército instala Hospital de Campanha para apoio de saúde à população no Rio Grande do Sul

Thursday, 13 de June de 2024
Home » Marinha » Marinha intercepta embarcações com emigrantes no Rio Oiapoque (AP)

Marinha intercepta embarcações com emigrantes no Rio Oiapoque (AP)

Marinha
Por

NPa_Bracuí_(P-60)

Durante as ações da Operação Ágata 10, no dia 25 de outubro, foram interceptadas, pela Marinha do Brasil (MB), em ação conjunta com a Polícia Federal (PF), no Rio Oiapoque (AP), duas embarcações com 61 passageiros. As embarcações não possuíam documentação, nem material de salvatagem suficiente; ainda apresentavam superlotação e os tripulantes não tinham habilitação devida para conduzir.

Funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), embarcados no Navio-Patrulha “Bracuí”, constataram que as condições sanitárias eram insatisfatórias para o tráfego de passageiros. A equipe de saúde do Navio-Patrulha realizou atendimentos nos tripulantes, que incluíam três emigrantes grávidas. Segundo o censo realizado a bordo do “Bracuí”, do total de 61 passageiros, 12 são brasileiros, 46 haitianos (34 já possuíam documentação brasileira), dois senegaleses e um colombiano.

A PF está verificando a situação dos passageiros estrangeiros quanto à regularização no Brasil. O Comandante das embarcações foi enquadrado por atentar contra a segurança do transporte marítimo e fluvial. Informações preliminares apontam que as embarcações estavam vindo do Oiapoque (AP), com destino à Guiana Francesa. Também, foi encontrado material de garimpo.

Fonte | Fotos: ccsm